domingo, 22 de junho de 2014


A ENTREVISTA:  
1 -  Gostaria que falasse um pouco sobre o seu oitavo livro, sendo o quarto de poesias.

O principal tema dos meus livros de poesias é o sentimento do amor, os encontros e os desencontros que, de forma inevitável, envolvem homens e mulheres de todos os tempos. Este livro, “Poesias de Vidas Divididas”, é uma obra madura, que mexe com as dúvidas e os sentimentos íntimos das pessoas. O leitor ou a leitora se sentirão absorvidos pelos poemas, integrando-se à cumplicidade do autor, através da imaginação. Possui 160 páginas. A capa é de Ingrid Scherdien. O prefácio da professora Anamaria Cachapuz Cypriano. Foi produzido pela Editora Insular. 


A obra é dividida em três partes, em cada uma as poesias têm temáticas diferentes?

Sim, procurei dividi-la para facilitar a leitura. Gosto de rabiscar minhas poesias com simplicidade de maneira instintiva alheio à toda formação literária. Na primeira parte procurei estabelecer uma relação surrealista com a magia, com a contemplação e a desventura mencionando um pouco das perdas e dos fracassos de uma relação afetiva. E de um desses poemas surgiu o título do livro: Vidas divididas! Na segunda parte procurei iniciar com alguns sonetos, uma formação literária e poética que gosto muito. Na terceira parte explorei basicamente a prosa em frases curtas. São pensamentos poéticos, para reflexão. 

2 - Qual foi a sua grande inspiração para escrever este novo livro?

A dúvida! A permanência ou a fuga do amor? Deparamo-nos com isso no nosso cotidiano, mas, muitas vezes, não temos coragem de manifestar esses desajustes de nossas almas ou nossos corações. Tudo aquilo que justifica a destruição de sentimentos, a solidão, a saudade e a renúncia! São questões fortes e profundas, que envolvem o ser humano e que, de alguma forma, fascinam o poeta.

Há quanto tempo trabalha nesta obra?

Trabalhei nela, cerca de dois anos.


3 -  Quantas poesias fazem parte desta produção literária?
             
Na primeira parte são 44 poesias. Na segunda parte 69. A terceira parte é composta de 40 pensamentos poéticos, de reflexão.

4 - Este é o seu oitavo livro. Há quanto tempo já escreves?

Às vezes tenho a impressão de que, sempre, escrevi. Foi na adolescência que comecei a manifestar meus sentimentos através da escrita literária, adotando o discurso, a crônica, o conto e a poesia. Lembro que os meus professores elogiavam minhas redações e, alguns deles, ainda têm, até hoje, essa lembrança. Naquela época, a tônica era a leitura, a literatura, a interpretação de textos. Lembro que nesse período líamos muito. Era uma exigência das aulas de português. E, em função de tudo isso, escrever um livro se tornou um dos meus objetivos.  

Quais são os teus outros títulos já publicados?
Poesias Nuas, minhas e tuas (1983); (II) Poesias com Borogodó (1984); (III) Carne e Terra (1986); (IV) Administração (2003); (V) Retratos de todos nós (2003); (VI) Marketing – a satisfação do cliente (2006); (VII) A patologia da tireóide – na visão do paciente (2009); (VIII) Poesias de Vidas Divididas (2014).

5 - Dentre estas tuas diversas publicações, conseguiria mencionar uma característica presente em todas?

Os “conflitos íntimos” do ser humano; o despertar para a sensibilidade; a busca do conhecimento de uma maneira Universalizada seja, na Administração, no Marketing, nas histórias, nos contos, nas poesias.


6 - Pretendes continuar escrevendo? Se sim, já estás pensando na nona obra?


Sim, escrever para mim é um hobby. Faz parte da minha terapia pessoal. Tenho, também, mais três livros “rabiscados” nos meus arquivos, porém, todos inacabados. No momento estou me dedicando a um Romance, com uma história de relativa dificuldade para o autor que gera muita concentração. Não há prazo definido para sua conclusão.  

0 comentários: