domingo, 29 de maio de 2011

VINÍCOLA DOM CÂNDIDO - E O VINHO MARSELAN

(Gilberto, Dom Cândido e Clóvis) 

VINHO MARSELAN
Conta a lenda que, em abril de 2004, Gilberto Veppo, um homem apaixonado por vinhos foi ao Vale do Vinhedo em Bento Gonçalves, para visitar a Vinícola Dom Cândido. Naquela ocasião o mestre Cândido, ofertou-lhe para degustação uma garrafa sem rótulo e, curiosamente, pediu-lhe que identificasse a uva daquele vinho.
Surpreso com aquela proposta fez o seguinte comentário: “Dom Cândido, não sou enólogo, sou apenas um apreciador. Dificilmente conseguirei identificar essa uva, porque deve se tratar de uma cepa nova. Sei que a degustação pode ser desenvolvida e estimulada por exercícios repetitivos e progressivos, mas não é o meu caso. Dificilmente poderei dar informações conclusivas sobre um determinado vinho. Respeito aqueles que são capazes de desvendar um vinho. O meu prazer é desfrutar de um bom vinho, com uma boa companhia e brindar à felicidade."
E levando o cálice aos lábios, permaneceu alguns segundos com o vinho na boca para depois ingeri-lo e esboçar, timidamente, suas considerações: “trata-se de um vinho jovem, que desliza de maneira diferente e chega suave ao esôfago. E no final sente-se uma sensação gostosa que deve ser peculiar a essa uva. Tem um aroma frutuoso com toque floral. Não é um vinho muito encorpado. Gostei muito. Mas, não sei lhe dizer que uva é."
E Dom Cândido ressaltou: Senhor Webber, esse é o vinho que o Papa João Paulo II bebe no Vaticano. É uma casta nobre de origem francesa denominada Marselan, resultante do cruzamento das uvas Cabernet Sauvignon e Granache preto. Essa variedade proporciona um vinho de coloração vermelho violáceo, com aromas de frutas vermelhas e corpo muito intenso devido ao tanino. A nossa será a primeira vinícola a lançar esse vinho aqui no Rio Grande do Sul.
Veppo atentamente apartou: Dom Cândido, pode escrever: "O primeiro a ser avisado, quando do lançamento do vinho."
E Cândido pediu a Gilberto que preenchesse uma ficha para seu banco de dados, e escreveu sobre ela: Marselan, o primeiro a ser avisado.
Em julho daquele ano, Gilberto Veppo recebe uma ligação da Vinícola Dom Cândido comunicando o lançamento do vinho Marselan. Era uma sexta-feira. Já, no sábado, Marcos, o filho de Dom Cândido entregava-lhe na cidade de Novo Hamburgo, no Bairro Boa Vista, a primeira caixa de vinho Marselan, saída da Vinícola.
E desde, então, toda a vez que Gilberto Veppo visita a Vinícola Dom Cândido, além de levar amigos e recomendar o vinho, compra, no mínimo, uma caixa do vinho Marselan. E Dom Cândido o recebe normalmente com essas palavras: Olha quem está aí – Marselan.
Gerou uma identificação do cliente com um dos seus produtos mais nobres.
A cada visita a história, volta à tona e rolam fotos e comentários sobre o primeiro cliente a receber o vinho Marselan, da Vinícola Dom Cândido, em sua casa.

- no rótulo encontra-se escrito: este vinho é uma homenagem à quarta geração da família Dom Cândido que procedente de Rovereto no Tirol italiano sobrepujou dificuldades e hoje amplia horizontes -

(Dom Cândido, Gilberto e Dona Lurdes)

1 comentários:

Paulo Maurício disse...

É um vinho fantástico!